Como funciona o ENEM?

O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, é uma prova de conteúdos do ensino médio, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, vinculada ao Ministério da Educação. A instituição foi criada em 1988, e é aplicada a diversos alunos de todo o Brasil.

A prova tem como objetivo avaliar a qualidade da educação nacional. Incialmente, os alunos irão aplicar tudo aquilo que foi aprendido no ensino médio.

Como funciona o Enem?

Existem duas etapas do Enem. A primeira fase, tem durabilidade de 5h30 para realizar a prova de Ciências Humanas, Linguagens, Redação e passar as respostas no gabarito e a redação na folha de respostas.

No segundo domingo, o aluno terá 5h para realizar a prova de Ciências da Natureza, Matemática e passar as respostas das questões no gabarito.

Em média, são 3 minutos por questão nos dois dias da prova, e 1h para escrever a redação.

O Enem, também serve para que o aluno obtenha um diploma de conclusão do ensino médio, o que dará ingresso ao ensino superior.

É importante informar que para que o aluno obtenha o diploma de ensino médio, ele precisa ter completado 18 anos.

E como faço para ganhar o diploma do Ensino Médio?

Para que o aluno tenha acesso ao seu diploma de ensino médio, é preciso que ele tire no mínimo 450 pontos em cada área de conhecimento da prova, e 500 pontos na redação.

O estudante também poderá entrar no ensino superior, ou seja, ele pode adquirir o diploma de ensino médio, assim como, usar o Enem como um gatilho para entrar na faculdade.

Posso entrar na faculdade com o Enem?
Sisu

– Existem três meios. O primeiro é o Sisu. Nele, o aluno terá que fazer inscrição para universidades públicas. Caso o estudante queira fazer graduação em uma faculdade privada, neste caso ele terá que se tentar pelo Fies, ou pelo Prouni.

Fies

O Fies, funciona assim: O governo financia 100% a mensalidade, e assim que o estudante se formar, e tiver um bom emprego, ele terá que ressarcir a dívida com o governo.

Prouni

Já o Programa Universidade para todos, Prouni, é válido para quem fez o ensino médio todo em uma escola pública, ou terminou o ensino médio em escola particular como bolsista. Quem tem deficiência ou condições especiais, professores de rede pública, quem declarar renda de 1,5 (para bolsa integral) ou 3,5 (para bolsa de 50%).

Qual o período para se inscrever?

As inscrições ocorrem no inicio do ano por volta de maio ou junho. Para se inscrever, é preciso que o aluno entre no site e realize sua matrícula. É necessário que esteja com o CPF em mãos.

Após o termino da inscrição, o site irá gerar um boleto. É importante que depois de pago, você guarde sempre este comprovante.

Quantas questões tem o Enem e como funciona a prova?

O Enem é composto por 180 questões objetivas e uma redação. As perguntas objetivas são de múltipla escolha, com cinco alternativas de resposta para cada: (A,B,C,D e E).

No primeiro dia, o exame será composto por 45 questões de Ciências Humanas e 45 questões de Linguagens e Códigos de Redação.

Já no segundo dia, serão 45 questões de Matemática e 45 questões de Ciências da Natureza.

Ciências Humanas: História, Geografia, Sociologia e Filosofia.

Linguagens: Português, Língua Estrangeira- Espanhol ou Inglês, Artes, Literatura, Educação Física e Tecnologias da Informaçõa e Comunicação.

Ciências da Natureza: Física, Química e Biologia.

Matemática: Matemática e Lógica.

Como saber se minha foi confirmada?

Na página do participante você pode verificar isso. Basta colocar seu CPF e sua senha. Assim que conseguir ter acesso, na própria página o estudante irá descobrir o local de prova.

Na própria página também, o aluno terá acesso ao resultado da prova final.

É importante que no dia da prova, o participante leve o papel da inscrição. Neste papel estará escrito seus dados.

O que levar no dia de prestar a prova?

No dia da prova, um dos principais requisitos, é levar caneta preta! Lembrando que a caneta, tem que ser transparente, de preferência aquela da marca Bic. Ele alegam que a caneta transparente seria para evitar que o participante cole.

Alem disto, o aluno deverá levar o comprovante de inscrição, impresso e sua identidade.

Como são muitas horas, é viável levar algo para comer, também. Um lanche leve, como: biscoito, água entre outros…

E agora o mais importante! Sempre chegar com uma hora de antecedência. Os portões são fechados pontualmente, e ninguém ficará esperando você chegar, não é¿ Por isso, faça sua parte e saia mais cedo de casa.

Gostou das dicas?

Se você ficou com alguma dúvida, registre aqui nos comentários que iremos te responder.

E aproveite e fique por dentro das nossas bolsas de estudos. É só acessar: www.clubedebolsas.com.br.

‘’Somos o elo entre a instituição de ensino e o aluno’’.