|

Trabalho e estudos: saiba como conciliar

|

Uma pesquisa feita em 2012 pelo instituto DataPopular revelou que 70% dos estudantes universitários brasileiros trabalham. Isso significa dizer que sete em cada dez estudantes que estão no ensino superior tem que dividir seu tempo entre estudo e trabalho. Mas a dúvida que fica é: como administrar bem o tempo para não deixar de lado nenhuma das atividades? Siga as dicas abaixo para não precisar abrir mão de nenhum dos dois.

Estabeleça sua prioridade

  • Escolha a atividade que é mais importante para você no momento e dedique mais tempo á ela. A prioridade pode variar de acordo com a demanda do trabalho ou se você está no período de provas ou trabalho da faculdade.

Se organize

  • A sua produtividade depende de como você organiza suas tarefas. Para fazer o máximo de atividades possível anote-as em um caderno ou utilize um aplicativo de organização como o Trello, ou o Evernote, entre outros. Anote também datas importantes como a de avaliações e entrega de trabalhos.

Não se esqueça de você mesmo

  • Reserve um tempo para você mesmo, cuide da sua saúde, alimentação, e tenha momentos de descanso e distração. Não abra mão de pelo menos seis horas de sono, elas são importantes para fixar tudo o que você aprendeu .

Deixe algumas coisas de lado

  • Alguns aspectos da vida pessoal devem ser deixados de lado quando se estuda e trabalha. Os momentos de lazer precisam ser reduzidos e dão lugar aos estudos. O importante ao abrir mão de algumas atividades extras é pensar nos objetivos e recompensas futuros.

Situação Financeira

  • Muitos jovens arcam por conta própria com os custos da faculdade. Com isso, para que os gastos não ficarem tão pesados, o estudante pode optar por uma bolsa de estudo. O site Clube de Bolsas é uma opção que concede bolsas de estudo de até 70% com o desconto válido durante todo o curso. Confira mais sobre os modos de pagar menos em uma faculdade nesse post.