Desvendando o curso de JORNALISMO

Perfil de um Jornalista

Ser comunicativo é uma qualidade forte para quem deseja cursar Jornalismo. Muitos acreditam que ser Jornalista, é aparecer na televisão, porém, é também uma das áreas dentro do jornalismo, entretanto, existem várias outras, e claro que no decorrer deste texto nós iremos esclarecer cada uma delas.

E se você ficou curioso sobre a parte em que o profissional se torna um jornalista de televisão, vamos esclarecer aqui, também, afinal, para que um profissional da área de Jornalismo seja um repórter de televisão, é preciso que ele se especialize em Rádio\TV. Mas antes de passar pela televisão, ele terá outras epatas nas quais terá que exercer antes de ser considerado apto a trabalhar como um repórter de televisão.

Principais qualidades

Bom, além de ser comunicativo, existem outras qualidades que um Jornalista deve ter, que é a paixão em escrever e ler. Isso mesmo, para ser jornalista, é preciso ter um grande gosto por leitura e melhor do que isto, transferir todo o conhecimento para o papel.

Escrever, é essencial para um Jornalista. Digamos que na profissão, é costumado dizer que escrever, é o ganha pão de um Jornalista. Por isso, é necessário que você tenha em mente que essa paixão pela escrita não pode nunca morrer.

Além dessas qualidades, um jornalista raiz, é curioso! Sim, ser curioso é também um ponto importante para o profissional desta área! Mas junto a isso, irei citar aqui mais algumas outras qualidades que fazem parte do cotidiano de um jornalista, como: Ser neutro, ético, estudioso, mente aberta e possuir uma excelente dicção.

E como dito, ter uma boa dicção é primordial! Afinal, como o Jornalista é um comunicador de massa, é necessário que ele tenha um bom entendimento de tudo. É preciso estar antenado e ter uma linguagem correta mas também simples para que todos entendam o que ele está passando. Do mesmo modo que um ‘’ advogado de alta sociedade’’ ler um noticiário, a dona Maria, do interior do nordeste, também lê. Por este motivo, devemos ter um cuidado ainda em dobro com o que falar, como falar e para quem falar. Resumindo, o cuidado, a atenção e o zelo, é dado em dobro .

Estar preocupado com os fatos.

Estar preocupado com os fatos, é outro fator importante que eu não poderia deixar de citar aqui. Por ser um comunicador, ou seja, aquele que irá transferir uma informação para a sociedade, o Jornalista deve estar sempre por dentro das notícias. Ler jornal é importante, pesquisar veículos de comunicação e diariamente ler sobre os acontecimentos que ocorrem todos os dias. O Jornalista por ser uma figura pública, é válido que ele esteja sempre atento que seu compromisso maior é com a sociedade. Tendo isso em mente fará com que você se torne um grande profissional de sucesso.

Saiba como estudar Jornalismo com DESCONTO

Gostou? Agora o melhor, já sabe que queremos ver você crescer, fique por dentro dessa! O Clube de Bolsas preparou bolsas de até 70% de desconto.

• E mesmo que você não tenha condições financeiras adequadas a faculdade que escolher, nós do Clube de Bolsas poderemos te ajudar! Somos uma plataforma de ensino que ajuda alunos de baixa-renda a realizar o grande sonho de entrar na faculdade. E claro, não temos muita burocracia, o aluno nem precisará passar por uma avaliação ou triagem, e a taxa de adesão é paga somente uma única vez. E aí, ficou curioso? Quer saber mais sobre essas bolsas de estudo? Basta acessar o nosso site e ficar por dentro:  www.clubedebolsas.com.br