|

Dicas infalíveis para quem vai prestar o Vestibular

| Sem categoria

Sair do Ensino Médio, é algo muito esperado para bastante jovens. Entretanto, também um pouco confuso. Várias dúvidas surgem neste período, na transição entre o término do Ensino Médio para o Ensino Superior. E a principal delas, é: Como se sair bem em um vestibular?

Sabemos que o vestibular, é a principal fonte que liga um aluno a uma instituição de ensino superior. E se preparar para ele, é mais um desafio na vida de um futuro universitário!

Se sair bem em um vestibular, exige esforço, dedicação e foco! Neste momento, é necessário que o aluno esteja bem centrado. Afinal, é bem complicado conciliar os estudos com o lazer, claro que não é impossível, mas é complicado, e neste primeiro momento, é preciso que os estudos esteja sempre em primeiro lugar!

Seu desejo de entrar para a faculdade pode parecer ainda mais fácil! Nós preparamos para você dicas de como prestar um vestibular com confiança.

Especialistas afirmam que a autoconfiança é uma junção de autoestima e crença nas próprias capacidades.

– Como devo me preparar?


Antes de mais nada, você precisa estar disposto a se dedicar. E o outro passo, é entender bem o curso que quer fazer. Sim, é normal a maioria dos alunos que estão saindo do Ensino Médio, não terem uma certeza exata sobre qual curso irão fazer. E não se sinta atrasado por isso, o tempo é raro e deve ser aproveitado, mas acredite, saber exatamente o que você quer, e terminar seu curso e segurar um diploma de uma faculdade que sempre sonhou em fazer, é algo brilhante! E você, é capaz disso! Por isso, neste e-book, além de te darmos dicas de como se preparar, iremos também te ajudar a ter certeza do que curso que irá fazer! Vamos lá?

Primeiro passo, ter um foco principal nos estudos. Já o segundo, é entender o curso que quer fazer, e ir em busca para realizar este sonho. Esses dois, são os principais segredos para alcançar uma boa colocação no vestibular. E quer saber mais? Antes da ação, é preciso um planejamento, então, pense, sonhe, e logo após, coloque em prática. Nenhum sonho é alcançado sem a prática! Então, use seus pensamentos como uma ferramenta principal para alcançar seus objetivos.

 

 – Preciso gostar muito de leitura?

Ter gosto por leitura é essencial para quem vai começar a fazer uma faculdade. Os professores, passam bastante livros de diversos assuntos. E esse ponto principal, é para que além de que você, tenha um conhecimento mais elevado do curso, também pegue um gostinho a mais por leitura.

Já para prestar o vestibular, é necessário que você reveja todo o conteúdo que você viu no Ensino Médio, principalmente redação. A redação, é um dos conteúdos de maior relevância em muitas provas, inclusive no Enem. Então, já sabe! E lembre-se, quanto mais você lê, mais aumenta seu vocabulário linguístico, e isto, fará com que você tenha várias ideias ao escrever qualquer texto.

Então, mesmo que ainda não esteja em uma faculdade, leia! Não importa qual conteúdo, o que vale é a leitura. Ela poderá te ajudar a se desenvolver bem no seu curso, e também a realizar uma boa escrita.

Você pode começar lendo revistas, livros de histórias, documentários, jornais, artigos na internet e até astrologia! Não importa o conteúdo, o que vale é a prática e o quanto você poderá acrescentar no seu vocabulário linguístico.

Com o tempo, você irá perceber o quanto é bom ler e conhecer sobre diversos assuntos. O conhecimento é algo que ninguém jamais poderá tirar de você, então, invista bem nele.

– Colocando em Prática

Agora, separamos para você várias dicas que vai te direcionar a ter um melhor desempenho nos estudos. Olha só…

 

– Separe os dias da semana     

– Separe os dias da semana e escolha uma matéria para cada um, assim, não haverá chances de você se confundir. E mais, poderá estudar boa parte de cada conteúdo.

– Pesquise provas antigas para praticar

As provas costumam ser parecidas em sua maioria, não são iguais, mas o conteúdo é parecido. Pesquise as provas antigas e refaça, assim você pegará o ritmo da prova e poderá estudar conteúdos que possivelmente possam cair.

– Mantenha-se sempre atualizado sobre a atualidade.

Nas provas do vestibular, geralmente, costuma cair perguntas sobre o que está acontecendo no país e possivelmente no mundo. Por isso, esteja sempre atualizado sobre estes acontecimentos, assim se cair alguma questão você saberá como responder.

– Comece pelas matérias que você tem mais facilidade.

Assim quando a prova estiver mais perto você estará praticando as mais difíceis e estará com elas frescas na sua mente.

– Mantenha-se sempre descansado para não perder a concentração na hora dos estudos.

Manter o corpo e a mente descansados é um passo fundamental para que seu foco. Volte completamente para os estudos, sem nada para atrapalha-lo no momento de concentração.

 – No dia da Prova:

            – Descanse no dia anterior, evite dormir tarde.

Durma cedo e descanse bem, esqueça os jogos, séries, e outros fatores que possam te manter acordado mais tempo do que o necessário. O cansaço pode te fazer perder tempo e concentração na hora da prova.

-Estudar na véspera do exame não vai te ajudar muito e pode até te atrapalhar.

Estudar na véspera da prova pode tirar horas de descanso e te deixar ainda mais ansioso. Isto fará com que você não consiga dormir direito e acorde cansado.

            – Confira seu material e seus documentos.

No dia anterior separe os itens necessários, como: documentação, água, lanches, caneta azul ou preta e um lápis e borracha. Lembre-se de na noite anterior, colocar os matérias perto um do outro, para que quando for no dia seguinte, não haja chances de esquecer nada.