ENEM 2018: O que muda?

Na quarta-feira (21/3), o Ministério  da Educação (MEC) divulgou o edital do Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM 2018. Muitos estudantes reclamaram e muitos acharam ótimas as mudanças feitas no exame em 2017. A seguir, fique por dentro do que permanece e o que muda no exame:

Informações gerais

Data de Inscrição: de 7 a 18 de maio.

Pagamento da taxa de inscrição: a taxa de inscrição do ENEM (R$82)  pode ser paga do dia 7 ao dia 23 de maio.

Data da prova: As provas seguem o modelo de 2017 e serão em dois domingos, 4 e 11 de novembro.

Isenção da taxa de inscrição

A solicitação para isenção da taxa de inscrição pode ser feita do dia 2 ao dia 11 de abril. Podem ser isentos do pagamento:

-Alunos do 3º ano do Ensino Médio da Rede Pública de ensino.

-Alunos do Ensino Médio que tenham bolsa de estudos em escolas particulares e tenham renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

-Participantes que fizeram o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e conseguiram aprovação para o diploma nas áreas em que se inscreveram.

-Candidatos venham de família de baixa renda.

-Participantes inscritos no CadÚnico.

Obs: A isenção só será concedida mediante apresentação de documentos correspondentes à alguma das condições apresentadas acima.

Mais tempo para a prova de exatas

O segundo domingo de prova terá mais tempo de realização, conforme reclamações dos alunos no ano passado. Serão 30 minutos a mais, totalizando 5 horas para responder às questões de matemática, química, física e biologia.

O primeiro domingo de prova continua tendo 5 horas e 30 minutos de duração.

De olho no relógio

Os portões abrem 12h e fecham 13h (horário de Brasília). Por isso saia de casa o quanto antes para chegar com calma ao local de prova. Lembre-se de que no caminho podem ocorrer imprevistos, e você não vai querer virar meme sendo um atrasado do ENEM, não é mesmo?

Se prepare!

A preparação do ENEM vai muito além do conteúdo. Não adianta estudar na véspera, então se doe ao máximo para colocar os estudos em dia até no máximo uma semana antes do exame e relaxar na última semana.

Além disso, leve água (em garrafinhas transparentes), e alimentos leves, de reposição rápida de energia, como barrinhas de cereal ou doces.

Ensino Superior

Independente de fazer o ENEM ou não o Ensino Superior abre portas para qualquer pessoa. Além do ENEM, o Clube de Bolsas é uma ótima oportunidade de ter esse ingresso facilitado. Oferecemos bolsas de até 70% de desconto por faculdades pelo Brasil inteiro, uma pode ser sua! Acesse: www.clubedebolsas.com.br.