|

Novo Ensino Médio: como funciona!

|

O Novo Ensino Médio

O Ensino Médio, é considerado para a grande maioria, uma transição da adolescência para a vida adulta. É um momento marcante que marcou a vida de muita gente e, que a maioria das pessoas do mundo já passaram por ele.

Através do Ensino Médio, o aluno passa a ter conhecimentos mais aprofundados sobre matérias gerais que podem atribuir futuramente não só para o ingresso na faculdade, mas também em concursos.

E claro, é um período em que os jovens estão se descobrindo, fazendo novas amizades e se despertando para uma vida adulta bem próxima. E por este e outros motivos, o Ensino Médio passou por algumas mudanças de 2017 para cá. Confira abaixo, as mudanças realizadas.

Mudanças realizadas

No antigo Ensino Médio, os alunos faziam as matérias básicas, como: Português, Matemática, Biologia, Química, Física, História, Geografia e etc. Não havendo assim, a possibilidade de o estudante escolher em qual matéria gostaria de se aprofundar. Ocasionado o desinteresse e abandono dos estudos.

Com o novo modelo do Ensino Médio, o currículo escolar passou a ser mais flexível e atual. Possibilitando agora, o itinerário informativo, que tem como alternativa, oferecer projetos, oficinas, núcleos de estudo, além de outras modalidades em que os estudantes terão autonomia para escolher dentro das seguintes disciplinas: Matemáticas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

As mudanças têm por finalidade oferecer uma educação de qualidade, estimular o gosto e desejo pela aprendizagem, além de aumentar as chances dos jovens, quanto ao mercado de trabalho.

Calma que as novidades não param por aí, além do aprofundamento nas matérias que os alunos possam ter mais finalidade, as instituições de ensino deverão criar grupos de orientações para os alunos, com o intuito de expor as possibilidades de cursos a serem escolhidos pelos alunos, avaliar os interesses dos estudantes e orienta-los se for o caso, em suas decisões. Sendo assim, esta é uma forma a mais, de auxiliar os alunos em seus projetos de vida, tornando-os capazes de realizarem escolhas conscientes e responsáveis de acordo com seus sonhos e aptidões.

Por fim, após o término do curso, o estudante tem a chance de não só obter o certificado de conclusão do Ensino Médio, mas também, o certificado do curso técnico, ou dos cursos profissionalizantes que serão oferecidos pela escola durante o período de formação.